ALMAS GÊMEAS

LENDA   DAS   ALMAS   GEMEAS

 Representação de acordo com o mito das almas gêmeas, os seres humanos são separados em dois.

Escrito há 2400 anos atrás,  Platão apresenta charmosas explicações de por que as pessoas se apaixonam.  

Quem narrou foi o dramaturgo Aristófanes.

Platão escreveu que no início do tempos os seres humanos tinham um formato  diferente:

Inteiriça era a forma de cada indivíduo, com o dorso redondo, os flancos em círculo; quatro mãos e quatro pernas, dois rostos sobre um pescoço torneado, semelhantes em tudo; mas a cabeça sobre os dois rostos opostos um ao outro era uma só, e quatro orelhas, dois sexos, e tudo o mais como desses exemplais se poderia supor. E quanto ao seu andar, era também ereto como agora, em qualquer das duas direções que quisesse; mas quando se lançavam a uma rápida corrida, como que cambalhotando e virando as pernas para cima fazem uma roda, do mesmo modo, apoiando-se nos seus oito membros de então, rapidamente eles se locomoviam em círculo.

Esses humanos perfeitos e fundidos tinham três sexos, não os dois que temos hoje. Alguns eram do sexo masculino em suas duas metades; outros possuíam apenas o sexo feminino; e havia um último tipo, formado por uma metade feminina e a outra masculina. De acordo com esse mito, tais seres eram mais poderosos que as frágeis criaturas humanas de hoje. Aristófanes diz: "Terrível era o seu poder e força, e os pensamentos de seus corações eram grandes, que despertaram medo nos deuses".

Os deuses se reuniram para discutir como lidariam com esses seres perfeitos. Vários sugeriram aniquilar totalmente os seres humanos. Mas Zeus disse que a humanidade precisava ser humilhada, não destruída. Os deuses então decidiram cortar os humanos em dois. "E se eles continuarem sendo insolentes e não ficarem quietos", disse Zeus, "vou separá-los novamente e eles pularão em uma única perna."

Os deuses partiram ao meio os humanos e os lançaram separados por todo o planeta. E agora, nesta nova era de eus separados, as duas metades vagam pela face da terra procurando uma pela outra. Macho procurando macho, fêmea procurando fêmea, e macho e fêmea procurando um pelo outro - tudo faz parte da mesma história, de acordo com o dramaturgo. E encontrar a outra parte original de você mesmo... Isso é amor. Como Aristófanes conclui,

Depois da divisão, as duas partes do homem, cada uma desejando a outra metade, juntaram-se e lançaram os braços umas sobre as outras, entrelaçando-se em abraços mútuos, e até mesmo as relações "íntimas" são tentativas e anseios por "grudar" novamente em um.

Nota deste divulgador:

Além de separar e espalhar as metades humanas, Zeus também manipulou e confundiu suas mentes para dificultar o reencontro dos eus originais. Fazendo com que muitas vezes ocorrer de não reconhecer, ou pensar que outra é sua verdadeira alma gêmea.





Nenhum comentário:

Postar um comentário